terça-feira, 3 de agosto de 2010

Qual o seu referencial de felicidade?



Basicamente todo ser humano possui um objeto através de qual referencia sua felicidade e satisfação pessoal. Uns se sentem muito alegres pelo simples fato de estar próximo aos familiares e das pessoas que ama, outros se sentem muito realizados ao constatar um equilíbrio nas finanças ou na saúde física, enfim, de um jeito ou de outro, o desejo essencial do ser humano por felicidade geralmente tem a ver com essas e outras coisas. Porém, não de hoje que venho constatando que o mundo está ficando cada vez mais triste, sombrio e mal assombrado. A maldade e a perversidade tem se multiplicado a tal ponto que faz muito filme de terror parecer conto de fadas perto da realidade que temos vivido. Agora mesmo, enquanto escrevo, uma página de noticias da internet estampa a seguinte nota: “Jovem de classe média é preso após esfaquear os pais no Rio”. Sem falar nessa geração de adolescentes e jovens que precocemente descobrem o sexo e se tornam professores na arte da transa, mas completamente incapazes de amar ou serem amados. Como explicar a onde de surtos que tem acometido milhares de pessoas em todo lugar, fazendo com que psicólogos e psiquiatras tenham dificuldade de compreender o que levou o sujeito a cometer o que cometeu (Freud explica a Freud não os outros!). Porque há tanta infelicidade no mundo? Porque, apesar do avanço tecnológico, apesar de haver mais facilidades, mais comida, mais recursos, ainda a grande maioria das pessoas são infelizes?


Paulo escrevendo aos filipenses disse: “Alegrai-vos sempre no Senhor, outras vez digo, alegrai-vos” (Fl 4.4). Essa alegria que Paulo fala é a alegria que não se referencia em nada desta vida, senão em Deus. Porque é fato que a única segurança imutável de segurança que temos em nós, não vem do cônjuge, não vem dos pais, não vem dos filhos, e muito menos da estabilidade financeira, nem da saúde, nem do emprego, mas vem de Deus. Se a alegria para você é fruto da sua saúde, aproveite esse engano porque inevitavelmente por melhor que você esteja hoje, você ainda gemera muito nessa vida. Se a alegria para você não passar do que voce tem, do que você construiu, não é praga não, mas apenas constatação: A vida vai triturar você! A nossa alegria não deve ser nem o deus prometido pela religião que promete o mundo de tranqüilidade e vitorias caso você faça todas as coisas que ele pede, geralmente dar muito dinheiro. A alegria no Senhor transcende a tudo isso. Alegria no Senhor é a capacidade de permanecer com esperança e certeza de fé mesmo diante de perdas, tragédias e surpresas nessa vida. É a capacidade de dizer: Se eu tenho eu tenho em Deus, se eu não tenho nada me falta porque o Senhor é o meu pastor, porque certamente bondade e misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida.



Pense nisto!

Nenhum comentário: