terça-feira, 1 de junho de 2010

Um Olhar Determina Tudo

Existe uma clara distinção entre o olhar que vê e o olhar que interpreta a vida. Não falo aqui daquele olhar que vê as coisas, cujo mecanismo é automático e passível de perder o foco, a nitidez e a objetividade com o passar do tempo, mas daquele que antecede a isso tudo. É um outro olhar que todo ser humano tem, mesmo quando fica cego. Esse é o olhar que determina quem você é e será ao longo da vida, é olhar que constrói a sua própria imagem em relação ao mundo, é o olhar que nos condiciona a sermos o que somos. Esse olhar que interpreta a vida é fruto do meu próprio ser, afinal, eu não vejo o mundo como ele é realmente, mas como eu sou. As cores, as matizes e as nuances do mundo a minha volta corresponde ao meu próprio olhar que interpreta e dá sentido a minha própria existência. Todas as disputas, conflitos, guerras, embates e divergência de opinião é resultado dessa interpretação do olhar em relação a vida. Todos temos uma maneira de olhar e interpretar a vida. A esposa possui um olhar diferente em relação as coisas, o marido não entende, quer impor a sua, daí surge a discussão.

A história do cego curado por Jesus no evangelho de Marcos, capitulo 8, serve bem para ilustrar a questão. Após receber nos olhos a própria saliva de Jesus, o homem passou a ver as coisas, porém, não sabia interpretá-las ainda, até que Jesus colocou novamente as mãos nos seus olhos e milagrosamente sua visão ficou clara e tudo distinguia de modo perfeito. Isso nos mostra que nós vemos é com o cérebro. Num primeiro momento, aquele cego teve sua visão restaurada completamente, porém, sua capacidade de interpretar a vida estava atrofiada, ele enxergava as pessoas como se fossem árvores. Ora, pessoas não são árvores, elas não andam. Portanto, o que precisou acontecer foi uma cura na maneira do individuo interpretar a vida. Por isso, muitas pessoas vivem em trevas e se perguntam por que o mundo é tão mal, tão cinza, tão triste. Tenho certeza que Jesus diria a essa pessoa que a escuridão não está no mundo. A escuridão está em mim. De modo que ninguém deve esperar a luz se acender no mundo para ajudar o seu próprio olhar. Não! o mundo não se iluminará a fim de te ajudar. Para que eu venha a olhar o mundo e a vida com luz, eu preciso é determinar que luz irá iluminar o meu ser durante toda a vida. Se é verdade que o fruto corresponde ao que foi semeado, é verdade também que para meu olhar ser um olhar de luz, preciso projetar a verdadeira “Luz” sobre o meu ser. Há quem tente iluminar o seu próprio ser com luz negra, porém, esse jamais sairá da profunda escuridão existencial. O que Jesus nos ensina é que o mundo pode ficar como ficar, mas, ainda assim, meu ser poderá ser pura luz apesar de tudo. Hoje, você precisa voltar a enxergar o mundo assim como as crianças, interpretar a vida com verdade e simplicidade. Daí Jesus dizer que o Reino de Deus às pertence, por que elas possuem a capacidade do olhar descomplicado, puro, humilde e totalmente dependente dos seus pais.



Pense nisto!

Nenhum comentário: