quinta-feira, 24 de junho de 2010

Viver Ansioso



Não encontramos na Bíblia nenhuma proposta de um mundo paralelo ou de uma realidade alheia a única realidade possível para nós hoje que é nessa terra em que vivemos. Não encontro em Jesus, nos profetas e nem nos apóstolos uma promessa de que nessa vida viveríamos sabendo de tudo, de que seriamos antecipadamente informados quanto as tragédias nos acometessem ou que seriamos poupados da calamidade e da tribulação. Muito pelo contrário, Jesus acaba com essa fantasia surrealista de um mundo sem perturbação e percalços quando na sua vida terrena deixou sempre claro aos seus discípulos que nesse mundo haveríamos de passar por aflições, mas que era para termos bom ânimo porque ele venceu esse mundo. Por isso que no Evangelho de Mateus Jesus afirma aos seus discípulos que aquele que tem Deus como seu Senhor deve ter a coragem de encarar as incertezas da vida e do futuro. Ele está dizendo em outras palavras que aquele que tem Deus como Senhor de sua vida, aquele cuja espiritualidade é verdadeira e intima de Deus não deve ter uma vida ansiosa, porque a ansiedade é uma característica daqueles que não conhecem a Deus, dos gentios. Se a relação com Deus é saudável e profunda, a ansiedade e preocupação com relação ao futuro e com as necessidades materiais são absurdas e infundadas.

Ora, Jesus disse isso porque até então havia nos discípulos uma inquietação ansiosa e ele notou isso. Havia uma expectativa por parte dos discípulos de que Ele deveria ser o Messias político, libertador, que iria garantir “frango na panela” na casa de todos, independência dos estrangeiros etc., mas Jesus em várias ocasiões demonstrou o contrário disso, mas mesmo assim, muitos não entenderam, nem antes e nem depois da sua morte. A ansiedade nos leva sempre a dizer: E se? E se não der certo? E se não conseguirmos? E se fracassarmos? Essa é o tipo de pensamento ansioso. Mas a ansiedade é um engano. Porque a ansiedade me faz acreditar que as coisas dependem de mim e como eu sei que não tenho o poder do controle de todas as coisas e sei das minhas limitações, fico angustiado. A ansiedade nos faz pensar que nos precisamos tomar todas as precauções possíveis na vida para que nada nos aconteça de errado. E fatalmente as situações que não tenho o controle reflete a mih apropria impotência, daí a minha perturbação. Ela nos faz pensar que pela nossa preocupação vamos resolver problemas.

A própria vida de Jesus revela que quem quer viver em paz e sossego interior com relação ao futuro, precisa caminhar nessa terra como ele caminhou, precisa tratar a vida como ele tratou, pois caminhar com ele é sempre uma caminha em fé, e essa fé não está preocupada com os resultados, mas sim, com o cuidado de Deus. Se Deus está cuidando de mim, pode dar certo, pode dar errado, Ele está no controle de todas as coisas. Assim, quanto mais eu conheço esse Deus que me vê e me conhece, mais certo eu estou do seu caráter, do seu cuidado e das suas palavras. Sei que Ele age em favor daqueles que Nele esperam se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito (Jo 15.7). Hoje, você pode decidir descansar das suas pré-ocupações e deixar com que Deus cuide do amanhã pra você.



Pense nisto!



Um comentário:

Anônimo disse...

André, meu mano, muito bom seu blog! Estou seguindo, pretendo vir aqui mais vezes e com calma para ler.

Aproveito para convidá-lo a conhecer meu blog, se estiver interessado poderemos fazer parceria.

Abraço!

http://tende-animo.blogspot.com/