quinta-feira, 18 de março de 2010

A PAZ NÃO É PARA SABER

“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo”. João 14.27

As Escrituras fazem uma distinção entre paz e “paz”. Sim, para Deus uma é a paz dos homens e outra a paz do céu. A paz dos homens é fruto do conforto, da estabilidade financeira, da ostentação dos bens, da manutenção do status, das boas sensações. No entanto, tire-se qualquer dessas coisas de um homem e ele perderá toda a paz que supostamente ele possua. A paz de Deus, no entanto, não é assim. Pois se a paz dos homens decorre de muitas bênçãos e prosperidades, a paz de Deus, no entanto, decorre de Deus apenas, e não de circunstancias favoráveis.
Todo dia encontro pessoas que possuem quase tudo para serem felizes, do ponto de vista humano. São pessoas bem estabelecidas financeiramente, o casamento, com alguns conflitos aqui e ali, se firma bem, a família bem encaminhada, mas numa simples conversa você sente uma abismal falta de paz. Assim, eu faço uma pergunta a você: Qual é a paz que você busca? A que depende do Paraíso se manifestar na terra, conforme os caprichos e ilusões do homem; ou aquela paz que excede ao entendimento, e que está presente em nós mesmo quando o mundo todo nos designa como azarões?
Alguém lê isto e diz: Eu já sabia. Nada novo! Ora, não quero aqui usar esse espaço para escrever novidades a fim de satisfazer o gosto estético e acabar com a vida entediante daquele que perdeu a alegria de viver. Por isso eu pergunto mais uma vez: Qual é a vantagem de dizer que sabe algo se você diz que sabe sem ter jamais provado? A paz de Deus não é uma bandeira. Ela é apenas paz para ser vivida, e não pregada como discurso de sedução aos angustiados. De nada adianta ao faminto conhecer o cardápio do banquete sem jamais sentar à mesa, colocar o alimento no prato e se atolar com gosto em todos os sabores e consistências. Paulo diz que tudo isto se transforma em fato e realidade em nós se aprendermos a pensar, a sentir, a imaginar e falar; pois, a paz de Deus enche o coração de quem pensa o que é bom e justo, e busca sentir e falar apenas aquilo que seja construtivo. A esses se diz que a paz de Deus que excede a todo entendimento encherá suas mentes e coração. Tudo isto que estou dizendo somente será verdade quando for verdade em você.

Naquele, que é a nossa paz


Pr. André

Nenhum comentário: